terça-feira, 26 de junho de 2007

Descrição

O macho:

O macho possui toda a cabeça preta, de uma preta luminosidade até à garganta; o bocal é pontiagudo de cor cinzento perla escuro preto sobre mandibule superior e de um cinzento perla mais pálido sobre mandibule inferior. O peito e os flancos são vermelha de uma laranja intensa, a costas e scapulaires são vermelhos sombrios, a parte inferior das costas e o croupion são vermelha pálidos, a zona ventrale é branca e o rabo é preto. Os rémiges são morenos pretos com as extremidades cinzentos. Médias as coberturas são pretas com as extremidades vermelhas. As patas são morenas e escuros com as unhas cinzentos perla. O dimorphisme sexual por estas cores fracção de maneira muito nítida.






TARIN da VENEZUELA
OU
CHARDONNERET VERMELHO



Fotografia: Pedra Malburet.
Nome Científico : Carduelis cucullatus ou Spinus cucullatus
Nomes Vernaculaires :
Francês: Tarin vermelho da Venezuela, Chardonneret Vermelho / Inglês: Red siskin
Espanhol: Cardenalito / Italiano: Cardinalino del Venezuela
Português: Pintassilgo IP Venezuela / Alemão: Kapuzenzeisig
Países Baixos: Kapoetsensijs / Dinamarqueses: Gronsisken








Primeira descrição por SWAINSON em 1820, importado primeira vez na Europa por um Alemão ao XIX Séculos. Ordem dos passériformes, família fringillidés, sous-famille dos cardualinés, a sua esperança de vida é em média de cinco para seis anos. A sua dimensão é compreendida entre dez e dez centímetros e metade.

sábado, 23 de junho de 2007

Tarin macho imaturo, com alguns meses de idade. É identificado pelas penas pretas na cabeça e pelas penas vermelho-alaranjado no peito.Fotografado em novembro de 2000 por M. Robbins.

sexta-feira, 22 de junho de 2007


PINTASSÍLGO


Construtor de ninhos retardatários


Nome comum: Pintassilgo

Nome em inglês: Siskin

Nome em japonês: MAHIWA

Nome científico: Carduelis spinus

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Frigillidae

Comprimento: 13 cm

Vôo ondulante

Gregário - é freqüente encontrar-se muitos indivíduos juntos.

No início da primavera, os pintassilgos voltam a seu lugar de origem para construir os ninhos e apresentam um belo espetáculo. O macho é um lindo passarinho, com o peito coberto por um colete de amarelo-limão. As asas e a cauda são pretas, marcadas de branco. A cabeça tem um "chapéu" bem preto. A fêmea não é tão bonita: tem coloração amarelo - pálida embaixo e as partes de cima são amarelo- oliva, com riscas marrons. Os pintassilgos começam a fazer
seus ninhos muito tarde e a construção pode avançar até o verão. Os ninhos são feitos de grama, casca de árvores e talos e forrados com penugem, em geral são construídos perto do chão, numa forquilha de arbusto ou árvore. Os ovos são de cor azul- pálida. Durante o verão, os pássaros gostam de áreas arborizadas, onde se alimentam de
ervas, sementes de coníferas e alguns insetos. Sementes parcialmente digeridas servem de comida para os filhotes. No Brasil, os pintassilgos encontram-se distribuídos da Bahia para o Sul.